Legumes
ABÓBORA
BOM
- Variedades de verão contém ácido fólico e vitamina A e C.
- Variedades de inverno são extremamente ricas em betacariteno e são fontes boas de potássio e de fibras.
- Uma boa fonte, com baixas calorias, de ferro e potássio.
- Alta concentração de fibra.
- As sementes são uma boa fonte de proteínas, ferro, zinco, vitamina E e fibras.
-Pode ser armazenada por longos períodos.
MAL
- Algumas abóbora tem a casca dura , por este motivo é difícil descascar, neste momento e importante tomar cuidado ao descasca-la para não se cortar.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR ABÓBORA
Membros da família dos melões e dos pepinos, todos os tipos de abóbora são cabaças frutas frescas protegidas por uma casca grossa. As abóboras se dividem em duas categorias. As abóboras de verão incluem a abóbora-porqueira, a abóbora-moranga, a abóbora japonesa e as variedades de abrobinha. Já as variedades abóbora-bolota, abóbora-manteiga, abóbora-espaguete, abóbora-menina, abóbora-de-coroa estão no grupo das chamadas abóboras de inverno. As flores, os frutos maduros e verdes e as sementes são comestíveis. Para muitas pessoas, as abóboras-moranga são um símbolo de Halloween (Dia das Bruxas). Na verdade, elas têm mais usos do que apenas os enfeites tradicionais e os recheios de torta, a casca de sabor forte da abóboras pode ser cozidas e saboreada de muitas maneiras. Como todos os legumes de cor laranja, a abóbora é rica em betacaroteno, a forma vegetal da vitamina A. Uma xícara de abóbora enlatada ou cozida fornece 1.260 RE ( Retinol Equivalente) de betacoroteno, mais do que uma cenoura. Estudos demostram que este antioxidante pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Uma xícara de abóbora cozida contém 80 calorias, 5g de fibra ( semelhante a duas fatias de pão integral) e 3,4 mg de ferro que é quase 25% da Ingestão Diária Recomendada (IDR). A abóbora é uma fonte rica em potássio, importante mineral para o controle da pressão arterial. Como a abóbora absorve água, perde alguns nutrientes e tem menos calorias quando cozida em água. Abóbora como a abóbora-doce, menores e mais doces do que as grandes, cor de laranja intenso, são as mais indicadas para uso culinária. Embora muitas vezes as sementes sejam descartadas, elas são uma fonte rica em proteínas.As sementes de abóbora fornecem 7g de proteína a cada 30g, quase tanto quanto uma porçãoequivalente de amendoins, assim como 3 mg de ferro (mais de 20% da IDR para um adulto). São ricas em óleo vegetal insaturado, uma fonte de vitamina E, e ricas em vitamina B. Quando a casca também é consumida, as sementes tornam-se mais ricas em fibras. As sementes de abóbora são fáceis de preparar: retire-as com uma colher, leve e deixe secar. Depois asse-as em um forma untada e uma temperatura 120 C por uma hora. Muitas vezes as variedades comerciais são salgadas. Como as abóboras possuem cascas duras, são ideaais para serem armazenadas. A abóbora se conserva até um mês em local seco e fresco.
ABÓBORAS DE VERÃO
Se forem ingeridas ainda um pouco verdes, as abóboras de verão têm casca macia e polpa tenra. Como possuem grande quantidade de água, têm poucas calorias ( 20 calorias por xícara, crua). Uma porção de uma xícara de abóbora de verão fornece 30% da IDR de vitamina C, 25mg de ácido fólico e pequenas quantidades de betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A. Abóboras de cor intensa têm mais betacaroteno do que as mais pálidas. As abóboras de verão podem ser consumidas cruas. Se forem cozidas, o melhor é fritá-las à moda chinesa ou prepará-las no vapor. Estas técnicas reduzem a perda de nutrientes e não deixam a abóbora ficar tão polpuda. Devido ao seu sabor suave, complementa ensopados, sopas e legumes mistos, mas pode deixar alguns pratos aguados. Para evitar que isso aconteça, salgue levemente as fatias ou pedaços de abóbora, coloque-os em toalhas de papel absorvente e escorra-os, antes de adicioná-los à receita.
ABÓBORA DE INVERNO
Colhidas bem maduras, as abóboras de inverno têm a casca dura e as sementes grandes. São maiores, de coloração mais escura e mais ricas em nutrientes do que as abóboras de verão. As abóboras de inverno como a bolota e a manteiga são ricas em betacaroteno, mas a quantidade varia de acordo com a cor da polpa. Meia xícara de abóbora-bolota contém betacaroteno suficiente para atender 100% da IDR de vitamina A; uma xícara de abóbora-espaguete fornece um pouco menos. Uma porção de ½ xícara de abóbora de inverno assada oferece no mínimo 20% da IDR de vitamina C, 450mg de potássio e 40 calorias. As abóboras de inverno também possuem mais fibras: mais de 3g por porção de ½ xícara. Os fios e as sementes têm elevada concentração de fibras insolúveis que ajudam a prevenir a constipação; já a polpa contém fibras solúveis que reduzem o colesterol. As abóboras de inverno podem ser armazenadasnpor muitos meses em local fresco e protegido da luz. Nào refrigere, pois as temperaturas abaixo de 4C aceleram a sua deterioração. Prepare as bóboras de inverno assadas ou no vapor. Não é recomendado fervê-las, porque isso destrói a vitamina C e outros nutrientes. Você pode servi-las com ervas e um pouquinho de manteiga ou margarina. recheadas e assadas, ou acrecentá-las a pães, sopas e ensopados. Podem ser substituídas pela abóbora-moranga em tortas. As sementes podem ser secas ou assadas e servidas como aperitivo. São uma excelente fonte de ferro, potássio, zinco e outros minerais. Elas também fornecem algumas proteíns, betacaroteno e vitaminas e complexo B.